Governo do Amazonas

Últimas Noticias


Na semana em que a capital amazonense completa 350, Manaus receberá a primeira edição da Parada Livre de Lesbicas Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais, Queer e Intersex  (LGBTQI+). Com o tema Diversidade, União e Democracia, o evento visa somar forças com outros movimentos sociais já existentes na busca da promoção e defesa dos direitos básicos  da comunidade LGBTQI+. O evento terá inicio a partir das 14h desta sexta-feira  (25/10), na Praça da Saudade, bairro Centro, Zona Sul de Manaus.

“O evento já é bem aceito desde o seu lançamento. Organizamos tudo em apenas 25 dias. Nas redes sociais, as pessoas estão ansiosas para saber como vai ser a dinâmica da programação, que terá três momentos: um na praça da saudade, depois a caminhada e, por fim, a grande celebração na Praça Nossa Senhora Auxiliadora. Abrimos um edital para voluntários e houve mais de 130 pessoas inscritas, um sucesso!", afirmou Gabriel Mota, membro da comissão organizadora.

Haverá ainda apresentações artísticas e culturais, bem como show de drag queens, apresentações de trabalhos acadêmicos, DJs, entre outras atrações.

Para os organizadores, a ação nasce para que haja uma nova onda de ativismo que dialogue com os diversos recortes presentes dentro da comunidade LGBTI+. A partir de então, nasça um espaço que fale sobre todas as lutas de classes como negritude, juventude, indígenas, pessoas com necessidades especiais,  vivência com HIV/AIDS. Outro objetivo é a visibilização de siglas historicamente apagadas dentro da comunidade, a identificação e aproximação das novas orientações sexuais, além de identidades de gênero, tais como a questão queer, não-binária e a pansexualidade.

Ainda segundo a organização, há uma necessidade de um movimento que agregue outros setores da sociedade como: famílias, sindicatos, coletivos sociais, iniciativa privada, entre outros e o poder público no apoio a comunidade.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Manaus, iniciativa privada e de profissionais que se dispuseram  a dar forças na realização da 1ª  Parada Livre LGBTQI+ de Manaus.

Nenhum comentário